No último fim-de-semana - sexta-feira, 31/5, e sábado, 1/6 - foi realizada a 6ª Conferência do Município de São Paulo, no Anhembi, zona norte de São Paulo.
Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”, a abertura do evento animou os movimentos populares e levou centenas de pessoas – maioria de mulheres e também muitas crianças – a entrar em imensas filas e lotar o Palácio das Convenções, agitando bandeiras e repetindo palavras de ordem.
Em clima de participação popular, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, abriu oficialmente a Conferência, lembrando que “ela serve como um foro de debates importantíssimo para fortalecer a participação popular na condução das políticas urbanas e para o enfrentamento dos desafios que a nossa cidade apresenta”.
O Governador Geraldo Alckmin foi representado na ocasião pelo Chefe de Gabinete da SDM, Marcos Campagnone, que saudou os presentes e defendeu a aceleração e o aumento da escala dos programas de regularização fundiária “para proporcionar ao cidadão um endereço e, assim, possibilitar o exercício pleno da cidadania”, comentou.
O secretário-adjunto do Desenvolvimento Metropolitano, Gilberto Nascimento Jr., também participou da cerimônia de abertura da 6ª Conferência de São Paulo.
Campagnone lembrou que “é preciso ter uma política urbana integrada – moradia, mobilidade uso do solo –, e cumprimentou o secretário municipal Mello Franco pela inclusão do futuro Plano Diretor de São Paulo nas discussões da 6ª Conferência.
O Chefe de Gabinete da SDM também avisou aos presentes que em agosto próximo acontecerá uma Conferência Metropolitana para “debater a política urbana regional, como o Plano Diretor Metropolitano”.
Marcos Campagnone, por fim, diante da animação da platéia, vaticinou: “São Paulo certamente fará este ano, logo em setembro, uma grande Conferência Estadual, importante para contribuirmos de fato com a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anfitrião da Conferência Municipal, fechou o evento afirmando que “nossa cidade vai levar à Conferência Estadual e, posteriormente, à Nacional, em Brasília, as suas propostas, com destaque para a questão da moradia, um desafio que precisa ser enfrentado em conjunto e com urgência, para mudar de fato a vida dos cidadãos paulistanos”.
Clique aqui para ver as fotos!
Nenhum comentário :
Postar um comentário