25 de abril de 2013

Seminário Preparatório para a 5ª Conferência Estadual das Cidades é sucesso de público

Mais de 400 pessoas fizeram do encontro na SDM, um verdadeiro termômetro positivo do que será a 5ª CEC no segundo semestre


A julgar pelo intenso movimento no grande auditório do mezanino do Edifício Cidade I, no centro da Capital, que tem capacidade para 300 pessoas sentadas, certamente o Estado de São Paulo fará, em 26,27 e 28 de setembro próximos, a sua melhor Conferência Estadual das Cidades dos últimos anos.

É que lá, durante todo o dia, aconteceu o Seminário Preparatório para a 5ªCEC, com representantes de todo o Estado, que de longe vieram para ouvir orientações, trocar idéias e se atualizar em relação aos objetivos gerais. 

Aberto por uma mesa diretora composta por todos os seis segmentos previstos pelo Regimento – Movimentos Populares, Sindicatos, Entidades Empresariais, Entidades Acadêmicas e Profissionais, ONGs, Titulares do Executivo e do Legislativo Estadual e Titulares do Executivo e do Legislativo Municipal ­ - a reunião foi iniciada pelo vice-presidente da Emplasa, José Luiz Pedretti, que a todos cumprimentou  em nome do Governo do Estado, ressaltando a importância da capacitação que se iniciava.   

Humberto Parro, Coordenador da SDM e membro da Comissão organizadora da 5ªCEC, prometeu que a Secretaria, imediatamente após o Seminário, vai intensificar telefonemas e e-mails para falar novamente com todos os 645 municípios do Estado, a fim de que muito mais do que os 112 que até o momento aderiram às Conferências Municipais, participem. “Se todos os municípios paulistas entrarem com os delegados a que têm direito, seremos quase quatro mil representantes em setembro, um verdadeiro parâmetro para o Brasil”, concluiu Parro.        
O debate, entre os presentes, correu solto depois que o Ministério das Cidades, do Governo Federal, rodou um filme de aproximadamente 20 minutos sobre a importância da participação popular ao longo da nossa história, e após vários representantes discursarem rapidamente sobre o papel dos conselhos e dos conselheiros na gestão democrática das cidades.

Para demonstrar a força dos interesses comuns - apesar do caráter plural do Seminário -, um “grito de guerra” foi proferido em dado momento: “Reforma Urbana”, alguém puxou, em voz alta; “Já!”, responderam os quase 500 participantes.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano

Fotos: Thiago Benedetti

Veja mais fotos do evento! Clique aqui

Um comentário :

Anônimo disse...

Foi realmente um grande seminário. Muito esclarecedor.